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Embraer recebe investimento de R$ 90 milhões da Finep para produzir 'carro voador'

Valor será investido na Eve Air Mobility para pesquisar inovações para uma aviação mais sustentável. A operação com os eVTOLs, popularmente chamados de ...

Embraer recebe investimento de R$ 90 milhões da Finep para produzir 'carro voador'
Embraer recebe investimento de R$ 90 milhões da Finep para produzir 'carro voador' (Foto: Reprodução)

Valor será investido na Eve Air Mobility para pesquisar inovações para uma aviação mais sustentável. A operação com os eVTOLs, popularmente chamados de ‘carros voadores’, está prevista para 2027. Carro voador da Embraer Reprodução/TV Globo A Embraer anunciou nesta terça-feira (3) que a Eve Air Mobility -- empresa ligada à fabricante de aeronaves -- conseguiu um investimento de até R$ 90 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao governo federal, para desenvolvimento do 'carro voador' e promover inovações na aviação. 💡 O investimento é chamado formalmente de subvenção econômica. Essa modalidade de apoio financeiro que a Embraer recebeu da Finep consiste na aplicação de recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a tais atividades. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Segundo a Embraer, a Eve foi selecionada em chamada pública da Finep para receber o aporte de até R$ 90 milhões. O valor deve ser destinado para pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias para o eVTOL, popularmente chamado de 'carro voador', e para ter uma aviação mais sustentável. Para receber o valor de R$ 90 milhões do governo federal, a Embraer obrigatoriamente também deve fazer uma contrapartida, com um aporte de 101 milhões nos estudos. Com isso, o investimento total previsto para o projeto é de até R$ 191 milhões. A Finep é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. Por meio de empréstimos e financiamentos, o órgão público apoia iniciativas na área da ciência, tecnologia e inovação. A Embraer informou que essa é a primeira vez que a empresa recebe um apoio financeiro não reembolsável desse tipo. Embraer recebe investimento de R$ 90 milhões da Finep para produzir 'carro voador' Divulgação/Embraer Com o valor, o foco será o desenvolvimento do ecossistema digital da Eve, incluindo a construção do TechCare, que é um pacote integrado de soluções projetadas para aprimorar as operações de eVTOL, com serviços, suporte ao cliente e soluções operacionais inovadoras. Os estudos incluem pesquisas e inovações para sistemas autônomos de voo, armazenamento avançado de energia, propulsão híbrido-elétrica e por hidrogênio, testes com combustível sustentável de aviação (SAF), redução de ruído, configurações eficientes de aeronaves, novos materiais e sistemas avançados de gerenciamento de tráfego, por exemplo. Atualmente, a empresa está trabalhando na etapa de desenvolvimento do eVTOL, fazendo uma série de testes abrangentes com o protótipo para avaliar todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança. Com quase três mil encomendas, os eVTOLs da Embraer passam também por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil. VÍDEO mostra 1º teste de motor em protótipo de ‘carro voador’ da Embraer em SP 1º teste de motor dos carros voadores A Eve Air Mobility divulgou em janeiro imagens do primeiro teste de motor do protótipo do 'carro voador' - assista acima. O vídeo mostra o primeiro teste de pusher, que é o motor que fica na cauda da aeronave e é responsável pela propulsão (impulso) do veículo durante o voo. O teste do eVTOLs - sigla em inglês para 'veículo elétrico de pouso de decolagem vertical' - foi realizado com o protótipo em solo, na planta industrial da Embraer em Gavião Peixoto (SP), em janeiro deste ano. Os engenheiros e técnicos da empresa avaliaram o desempenho do motor e a comunicação dele com a estação de controle remoto, algo considerado fundamental para validar o funcionamento adequado do motor e dos inversores, que são os componentes essenciais para um voo seguro. Para a empresa, o teste foi um marco importante e faz parte do cronograma de desenvolvimento do eVTOL. Neste momento, os testes realizados são feitos com a aeronave no chão. Em futuras etapas, serão feitos testes com o modelo em voo. Segundo a Eve, a expectativa é que em 2027 seja feita a certificação do modelo pela Anac, ocorram as primeiras entregas do carro voador e a aeronave entre em operação. Antes, a previsão da empresa era de que os primeiros modelos chegassem ao mercado em 2026. Protótipo de 'carro voador' em escala real foi divulgado pela Embraer Divulgação/Eve Air Mobility Financiamento do BNDES Em outubro de 2024, o Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para a Eve Air Mobility, ligada à Embraer, instalar a fábrica do 'carro voador' em Taubaté, no interior de São Paulo. A estimativa da Eve é de que até 480 'carros voadores' sejam produzidos por ano na fábrica de Taubaté. A empresa planeja fazer a produção de forma escalonada, em quatro fases, para acompanhar o crescimento do mercado. A fábrica vai funcionar em uma unidade que já pertence à Embraer. A expectativa é que a entrega dos primeiros modelos de eVTOLs comece em 2027. Quando estiver operando com a capacidade máxima, a empresa deve contar com cerca de 1 mil funcionários. Na época, em entrevista para a TV Vanguarda, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, disse que uma das condições para o financiamento para a Embraer foi a instalação da fábrica no Brasil. "O acordo é: a fábrica fica em Taubaté, os empregos serão aí, é emprego de qualidade, de tecnologia, engenharia, é muito importante adensar esse Parque Tecnológico do Vale do Paraíba", disse. Em 2022, já havia sido aprovada uma linha de crédito de R$ 490 milhões para apoiar o programa de desenvolvimento do eVTOL da Eve. O novo acordo de financiamento é focado na estruturação da fábrica e foi estabelecido por meio de subcréditos de fontes nacionais e internacionais, incluindo os fundos em moeda estrangeira do banco. O prazo de quitação do financiamento é de 16 anos. De acordo com a Embraer, ao todo, foram realizadas quase 3 mil encomendas de eVTOLs de pelo menos 30 clientes em 13 países, representando um potencial de US$ 14,5 bilhões em receita. As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico Daniel Ivanaskas/Arte g1 'Carro voador' da Embraer Os carros voadores se assemelham, na estrutura, aos helicópteros, mas são feitos para viagens de curta distância, dentro de uma mesma cidade ou para cidades próximas. Outra característica comum dos eVTOLs é o motor elétrico. Os helicópteros são abastecidos com querosene ou gasolina. Também há diferenças nas asas, que podem ser fixas no carro voador, e no tipo de hélice - veja mais abaixo. Por enquanto, não há um regulamento específico para os "eVTOLs", já que o modelo é novo na aviação. Portanto, de acordo com a Anac, os critérios de aeronavegabilidade usados para o "carro voador" da Embraer terão como base os requisitos contidos no Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC). Como o tema dos eVTOLs ainda é considerado como 'futurista' para muitas pessoas, o g1 preparou um material com as principais respostas da inovação até o momento. Confira abaixo: Com quase 3 mil encomendas, ‘carro voador’ da Embraer passa por regulamentação na Anac Divulgação/Anac Como serão as viagens? De acordo com a Eve, os 'carros voadores' terão alcance máximo de 100 quilômetros e vão reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos (atendem 99% dos trajetos interurbanos). Esse é o principal objetivo da inovação, além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população. Em relação a um helicóptero, o carro voador terá menor custo operacional, de manutenção e menor emissão de ruído. Por se tratar de um veículo elétrico, terá também zero emissão de CO2. Confira a entrevista do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto Onde serão operados? Segundo a empresa, os operadores (clientes que adquirirem o produto) vão oferecer voos em trajetos específicos, como transporte para aeroportos e para vertipotos (um tipo de heliponto). Além disso, há previsão de voos turísticos. Até o momento, a expectativa é que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco - nos Estados Unidos - sejam os primeiros locais e receber os 'carros voadores'. Além disso, há também clientes na Noruega, Austrália, Kenya, Dubai e Reino Unido. Quanto vai custar? A estimativa da empresa é que o preço de uma viagem fique mais próximo ao de uma viagem de carro por aplicativo do que um voo feito por helicóptero, que tem custo considerado alto. De acordo com a Eve, a proposta é justamente democratizar os voos urbanos, proporcionando acesso maior às pessoas. Um estudo de operação realizado pela empresa praticou um preço a partir de R$ 99 para uma viagem entre a Barra da Tijuca e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Quem são os clientes? Ao g1, a Eve explicou que os clientes são diversificados e, no momento, tem cartas de intenções para até 3 mil eVTOLs para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. Por enquanto, o objetivo é que o produto seja oferecido apenas para empresas voltados a serviços de transporte, e não para uso privado. Qual a capacidade de ocupação? Os "carros voadores" da empresa terão lugar para quatro passageiros e um piloto. Por que é chamado de carro voador? Os eVTOLs são popularmente chamados como "carros voadores" por conta da proposta de integrá-los a mobilidade urbana e, como o transporte terrestre, conectar as comunidades do ponto A ao ponto B. A empresa explica que o serviço poderá ser oferecido por meio de aplicativos de compartilhamento, como os de corrida de carro. As pessoas poderão, por exemplo, comprar um assento em um determinado trajeto que será oferecido por um operador. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina